terça-feira, 14 de maio de 2013

História do SBT


Às 10h do dia 19 de agosto de 1981, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão entrava no ar já com a proposta inédita de mostrar a solenidade de assinatura da concessão, ao vivo e em cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília.
São 29 anos de vida na história da televisão brasileira com muitas vitórias e comemorações. A emissora, segunda maior rede de TV do país, tem muitos bons motivos para celebrar seus 27 anos. São 109 emissoras que cobrem mais de 96% dos lares com TV, uma programação diversificada com 24 horas de entretenimento para adultos e crianças, que atinge mais 182 milhões de telespectadores e um casting de primeira com apresentadores, atores, jornalistas e outros profissionais.
História do SBT
A programação, que começou com quatro atrações (TV Tupi de São Paulo, TV Marajoara de Belém de Pará, TV Piratini de Porto Alegre e TV Continental do Rio de Janeiro), comporta atualmente diversos programas de entretenimento, novelas, sessões de cinema, atrações infantis, dezenas de séries de TV, telejornais e desenhos animados.
Para conquistar sete canais, que compreendiam a extinta TV Tupi, propriedade do empresário Assis Chateaubriand, técnicos, diretores, engenheiros e demais profissionais tiveram de provar que realmente eram aptos a administrar uma nova emissora no país. Na época, o Grupo Silvio Santos já havia adquirido o antigo canal 11, do Rio de Janeiro. Vários amigos estiveram ao lado do empresário Silvio Santos na nova empreitada. Um deles foi o redator e diretor Manoel de Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, e fundador do humorístico "A Praça da Alegria" - hoje "A Praça é Nossa".
Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia, no início, filmes, desenhos, um pouco de jornalismo e o Programa Silvio Santos. Já na época, Silvio Santos era muito conhecido no país. Antes de ter o seu primeiro canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma renomada empresa de produção artística e comercialização de anúncios e publicidade.
Com a proposta inicial de que televisão não é só um instrumento de diversão, mas também de difusão cultural para classes mais populares, o SBT foi crescendo aos poucos e de forma saudável.
O canal conquistou uma posição de destaque em audiência já em seu primeiro ano de vida. E o investimento em produções mais populares cresceu ainda mais. Ao atender as classes C, D e E, que representavam 61% da população, o SBT passou rapidamente à condição de vice-líder do mercado, e aumentou sua participação em audiência para 30% no segundo ano de operação.
Em 1996, no dia do aniversário de 15 anos, foi inaugurado um conglomerado de estúdios com 231 mil m² - o famoso Complexo da Anhangüera, em Osasco. Se na sede da Vila Guilherme cerca de 400 pessoas freqüentavam os estúdios a cada semana para compor os auditórios dos programas, hoje esse número subiu para 5 mil por mês nos estúdios localizados na rodovia Anhangüera. E além, dependendo das atrações.
Considerado pelo Grupo Silvio Santos como o mais arrojado empreendimento realizado até hoje, a construção do Complexo da Anhanguera exigiu investimentos na ordem de US$ 120 milhões. Além de uma área disponível para a construção de sua cidade cenográfica, o Complexo possui 8 estúdios, todos com estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. É uma cidade com estrutura própria. Há restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária, quadras de tênis e futebol, entre outros serviços.

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